Símbolos de lavagem são aqueles que geralmente se encontram na embalagem ou na etiqueta do produto. Usados para indicar o processo de lavagem, secagem e os cuidados ao passar. Os ícones também indicam a possibilidade de usar alvejantes ou outros produtos, garantindo assim, a durabilidade do tecido.
Pensando em orientar em relação aos termos e instruções de lavagem descritos nas especificações dos produtos, criamos uma tabela com os ícones e suas funções:
Representado por uma bacia com água, esse ícone esta relacionado ao uso de máquina de lavar ou centrífugas, refere-se a delicadeza do tecido e até mesmo se ele pode ser lavado com água ou não.
Usar alvejante a base de cloro como a água sanitária por exemplo, pode manchar algumas peças. Para nos orientar sobre o uso, o ícone representado por um triângulo ou um triângulo riscado com um X nos auxilia nessa questão.
Em relação á secagem, esse processo pode ser feito na máquina ou naturalmente, mas mesmo secando no varal há algumas restrições. Há peças que não podemos colocar na secadora e nem torcer ao estender.
Representada por um ferro de passar, esse ícone refere-se sobre a utilização do ferro de passar e nos orienta em relação a temperatura permitida. Quanto maior o número de bolinha desenhadas dentro do ícone, maior a temperatura usada em sua passadoria.
Esses ícones são mais específicos referentes a lavagem á seco e outros tipos de limpezas realizadas por profissionais. Trata-se dos produtos utilizados e a intensidade da limpeza, como “suave” ou “muito suave” por exemplo.